"Queremos que o k-pop seja uma potência no Brasil. Ainda faltam espaços e oportunidades, mas estamos fazendo nossa parte para que isso aconteça", afirma Carol Steinert
- Nathália Guimarães
- 13 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Carol Steinert, editora chefe e fundadora da HIT! Magazine, relembra como se apaixonou pelo k-pop e começou a criar conteúdo sobre cultura coreana

O fascínio pelo grupo Shinee marcou o início da jornada de Carol Steinert no universo do k-pop. O que começou como admiração pela dança e pelos vocais, evoluiu para uma carreira dedicada a conectar fãs brasileiros à cultura coreana. Jornalista e criadora da HIT! Magazine, Carol é hoje referência na divulgação de conteúdos oficiais e acessíveis sobre o tema. Sua trajetória inclui a transição de um blog solo para uma revista independente, além de um programa televisivo que reflete seu compromisso em aproximar ainda mais os brasileiros do universo do k-pop.
"Era um dançarino excelente [Taemin], com um vocal absurdo, e foi quando eu comecei a me apaixonar pelo k-pop", revela Carol, referindo-se à quando conheceu o grupo de k-pop Shinee. A paixão por foi crescendo, e, logo, ela estava imersa nesse universo, como fã e criadora de conteúdo.
Apesar de ser apaixonada pela dança, Carol explica que passou por uma fase de reflexão sobre qual carreira seguir. "Eu passei por muitas escolhas de profissão na minha vida. Já quis ser historiadora, arqueóloga e atriz. Cheguei a pensar em ser dançarina de k-pop, mas logo percebi que não era esse o meu caminho", relembra.
Carol optou por seguir a carreira de jornalista e começou a escrever para a revista TodaTeen, se destacando por abordar o k-pop.
"Mas eu queria mais do que escrever sobre o k-pop. Queria algo mais oficial, algo que refletisse o que as empresas faziam para o Brasil, e não apenas conteúdo criado por fãs", explica.
Foi com esse objetivo que Carol, em 2018, iniciou um blog. No entanto, logo percebeu que seria impossível administrar sozinha o ritmo frenético do universo K-pop, com suas constantes novidades.
Em 2022, ela decidiu formar uma equipe e, com isso, o projeto amadureceu para se tornar a HIT! Magazine, uma revista dedicada a trazer conteúdos oficiais e acessíveis sobre a cultura coreana no Brasil.
"O que eu queria era um produto acessível para os fãs. A maioria dos k-poppers não tem condições de gastar 200, 300 reais em produtos importados", comenta Carol, que acredita na importância de oferecer materiais de qualidade a preços mais acessíveis. "Nós iniciamos como um blog, depois fomos para uma editora e, mais recentemente, nos tornamos independentes. Nossa missão sempre foi fornecer conteúdo oficial, de qualidade e com a participação das empresas", explica.
O "Ponto K-pop", que passou a ser transmitido também na TV pela Play TV, é um reflexo do esforço de Carol em levar a cultura coreana a mais brasileiros. A volta do programa à TV veio acompanhada de um novo formato, mais intimista, com maior proximidade com o público.
Por Lara Oliveira e Nathália Guimarães
Revisado por Jessica Cambraia