top of page

Anime Friends 2024: um mergulho na cultura pop asiática

  • Foto do escritor: Ayda Jade
    Ayda Jade
  • 17 de ago. de 2024
  • 3 min de leitura

Mais da metade da população brasileira assiste animes, aponta pesquisa da plataforma EarthWeb


Os animes, desenhos animados japoneses, fazem cada vez mais sucesso ao redor do mundo. No Brasil, cerca de 107 milhões de pessoas assistem animes, de acordo com estudo divulgado pela plataforma EarthWeb neste ano. O valor corresponde à 55% da população do brasileira. Ainda segundo o balanço, o Brasil é o quinto mais que mais consome animes, ficando atrás apenas do Japão, Estados Unidos, Filipinas e França.


No Brasil, o primeiro anime foi exibido em 1964, com "National Kid". Mas as animações japonesas só começaram a fazer sucesso no país em 1994, com a exibição de "Cavaleiros do Zodíaco", na TV Manchete. Nos anos seguintes, a emissora exibiu outras animações japonesas, como "Sailor Moon", "Samurai Warrios" e "Super Campeões".


Os animes tornaram-se cada vez mais populares, com produções como "Pokémon", "Death Note", "Naruto" e "Demon Slayer". Hoje, os brasileiros podem acessar plataformas de streaming totalmente voltadas para essas animações: Crunchyroll e Funimation.




Com a crescente popularidade dos animes, surgiram eventos voltados para os fãs dessas animações. Para o Embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, os jovens estão descobrindo mais sobre a cultura japonesa.


"Como resultado, a cultura pop japonesa, o mangá e o anime, são muito populares. Eu gostaria de apoiar esse tipo de intercâmbio e a compreensão mútua entre os jovens do Japão e Brasil", desta.


Anime Friends 2024


O Anime Friends, maior evento de anime da América Latina, aconteceu neste ano entre 18 e 21 de julho, e reuniu mais de 140 mil pessoas nos quatro dias. Realizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, o evento abrangeu anime, jogos, k-pop, cosplay, gastronomia asiática, entre outros.


No palco principal do Anime Friends 2024, foram realizadas apresentações musicais de artistas nacionais e internacionais. Dentre os artistas que passaram por esse palco, destacam-se a banda Miura Jam, Yuyu 20, Senpai Old School, Ali, Nano.Ripe e Vik Blanka.

Foto: Ayda Jade

No auditório Ultra foram realizadas palestras e conversas com figuras da área do entretenimento pop asiático, como o bate papo com a DuBrasil, que contou com dubladores nacionais fazendo presença, um especial de dublagem Solo Leveling, e conversas com Guilherme Briggs, Wendel Bezerra e Vincent Martela.


O evento também foi marcado por atrações extras como a Balada Otaku Feat. Real Akiba Boyz.


O Anime Friends 2024 ainda contou com Meet e Greet com uma programação exclusiva para os artistas internacionais, Arena AF, Cosplay Zone e Arena k-pop. Cada uma dessas áreas dispunha de programação própria, onde os participantes do evento poderiam transitar.


Veja o vlog do evento:


Cosplay e Artist's Alley


O cosplay, é sempre um ponto alto, grande parte do público exibia fantasias detalhadas. Algumas dessas caracterizações foram para o concursos, que reconheceram os melhores trajes inspirados em personagens de anime, mangás, HQ's e games.


No Artist's Alley do Anime Friends, área dedicada a artistas e criadores independentes, foi possível encontrar estandes e mesas onde artistas exibem e vendiam obras, como ilustrações, quadrinhos, fan art (arte feita por fãs), prints, e outros produtos relacionados ao universo anime e cultura pop. Os visitantes puderam interagir diretamente com os artistas, e adquirir produtos exclusivos.

Foto: Ayda Jade

Vik Blanka


Um dos momentos mais esperados do Anime Friends 2024 foi a performance de Vik Blanka, conhecido por interpretar algumas das aberturas do anime "Black Clover" e o encerramento de "Fruits Basket".


O show de Vik Blanka capturou a essência das músicas que fazem parte do atual cenário musical. A apresentação cativou o público com uma energia contagiante e uma interpretação das canções que são parte essencial da memória afetiva dos fãs de anime.


O Anime Friends 2024 chegou ao fim, mas o evento já tem data marcada para 2025: 3, 4, 5 e 6 de julho.



Por Ayda Jade

Edição por Nathália Guimarães

bottom of page