Governo japonês já começou a liberar isenção vistos para brasileiros que visitam o país, ressalta embaixador do Japão
- Dona Coreia
- 28 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de jul. de 2024
O embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, esteve presente na 12ª edição do Festival do Japão, realizado neste final de semana, no Distrito Federal. Durante o discurso da cerimônia de abertura, ele ressaltou que o governo japonês começou a liberar a isenção de visto para os brasileiros que visitam o Japão.
O Festival do Japão foi criado há 12 anos para promover a arte, a música, a dança, o esporte, a culinária e a cultura Nipo-japonesa.

Cerimônia de abertura do 12º Festival do Japão. Foto: Marcelo Thompson Flor
A Embaixada do Japão, co-realizadora do evento, esteve presente no festival com um estande aberto ao público. O embaixador explicou que foi colocado um painel com diversos locais turísticos “atrativos” para que os brasileiros conheçam.
Confira abaixo a entrevista da Dona Coreia com o embaixador do Japão:
Dona Coreia — Para o senhor, qual a importância da promoção de eventos que envolvem a cultura japonesa?
Teiji Hayashi (Embaixador): Neste ano, muitos japoneses estão visitando o Brasil para participar das reuniões. Além das reuniões governamentais, também temos reuniões dos setores privados, por exemplo. Vários empresários japoneses estão visitando o Brasil e já estão descobrindo também as partes atrativas do país, como áreas turísticas, culinária, e também a amizade do povo brasileiro para com os japoneses.
Dona Coreia — Em 2025, o Brasil e o Japão vão celebrar 130 anos de relações diplomáticas. Na opinião do senhor, qual a importância dessa relação para o Japão?
Teiji Hayashi (Embaixador): Neste mês, tivemos a visita do nosso primeiro-ministro em uma reunião aqui em Brasília, com o presidente Lula. Os líderes decidiram nomear 2025 como o ano de amizade e intercâmbio entre Japão e Brasil. Além disso, no ano passado, começamos a isenção de visto para os visitantes brasileiros de curta duração no Japão.
Então é um ano comemorativo, de amizade e intercâmbio entre os dois países, e gostaríamos de promover ainda mais esses laços políticos e intercâmbio de pessoas em 2025.

Embaixador do Japão, Teiji Hayashi. Foto: Marcelo Thompson Flor
Dona Coreia — Como que o senhor vê a evolução da percepção da cultura japonesa entre as novas gerações de brasileiros?
Teiji Hayashi (Embaixador): Os jovens estão descobrindo outras culturas japonesas. No passado, os japoneses trouxeram basicamente a cultura tradicional, como caligrafia, danças, canções, entre outros. Mas os jovens de agora, sobretudo com internet, podem superar a fronteira mais facilmente. Tantos brasileiros como os japoneses jovens, podem compreender e descrever as culturas de ambos os países facilmente.
Como resultado agora, a cultura pop japonesa, o mangá e o anime são muito populares. Eu gostaria de apoiar sobretudo esse tipo de intercâmbio, a compreensão mútua entre os jovens do Japão e do Brasil.
Matéria escrita por Nathália Guimarães (@dramasdanat).