March 12: a nova voz do pop e R&B coreano que você precisa conhecer
- Dona Coreia
- 23 de mai.
- 2 min de leitura
Artista mistura idiomas, emoções e experiências culturais em uma trajetória que conecta o mundo à sua música

Em meio à efervescência da cena musical sul-coreana, um nome vem se destacando por sua autenticidade, sensibilidade artística e uma sonoridade que transcende idiomas: March 12, nome artístico de Choi DongHo.
O cantor, compositor e músico solo estreou em onze de novembro de 2019 com o álbum Winter is Coming. A estreia já demonstrava sua ambição estética — o clipe da faixa principal foi gravado na Suíça e lançado em seu canal oficial no YouTube, capturando a atenção de fãs ao redor do mundo.
Uma voz global
Com mais de dez músicas lançadas desde então, March 12 vem traçando um caminho que mistura o melhor do pop, R&B e K-pop, criando faixas bilíngues que conectam corações em coreano e inglês. Seu estilo é fresco, envolvente e emocionalmente honesto — uma verdadeira ponte musical entre culturas.
Entre os destaques estão músicas como:
🎶 Love in Iceland – uma viagem romântica em forma de som
🎶 Orbit – atmosferas espaciais e batidas suaves
🎶 Orange Light – melodias delicadas e letras poéticas
Além da Coreia do Sul, March 12 já conquistou o público internacional com uma turnê pela Turquia, passando por oito cidades e levando seu talento e carisma a diferentes culturas.
Em entrevista exclusiva ao Dona Coreia, March compartilhou detalhes de sua trajetória, processo criativo e conexão com os fãs.
Dona Coreia: Como você decidiu que queria seguir por esse caminho da música?
March 12: Eu estudava estatística na universidade, mas em um dado momento percebi que não gostava daquilo, que não era o que eu queria fazer. Comecei a procurar outros empregos e o primeiro foi fazer música — influenciado por um amigo que já trabalhava com isso. Então... comecei a fazer música.
Dona Coreia: O que te inspira no processo de criação das canções?
March 12: Quando fiz Only I Can, ela surgiu de uma proposta para se tornar uma OST de kdrama, mas isso não aconteceu. Mesmo assim, pensei: “essa música é muito boa”, então decidi lançá-la. Quando escrevi, eu ainda estava lidando com essa transição de vida — eu fazia estatística, e então parei tudo para seguir com a música. Fazer música se tornou a única coisa que eu podia fazer naquele momento. Escrever essa canção era meu único jeito de seguir em frente. Por isso o nome: Only I Can.
Dona Coreia: O videoclipe de Only I Can é muito emocionante.
March 12: Você percebe que tem uma mulher no MV? Eu quis deixar expresso ali como foi importante o suporte familiar que recebi nessa transição. Isso foi essencial pra mim.
Dona Coreia: Você toca algum instrumento?
March 12: Quando eu era adolescente, costumava tocar piano. Comecei no ensino médio, e há uma semana voltei a tocar. Então, vocês podem encontrar alguns vídeos meus nos Reels do Instagram tocando algumas músicas no piano e também ukulele.
Dona Coreia: Qual é a sua música favorita? E qual você indicaria para quem está te conhecendo agora?
March 12: Para ser honesto, Love in Iceland é minha música favorita. Quando você escuta, eu realmente quero que sinta a vibe. Vivi na Islândia por cinco semanas, e tem essa vibe calma, aconchegante… é um lugar frio, mas com uma sensação calorosa. Acho que é minha melhor música. Minha favorita. Sempre que toco ela nos shows, a vibe é muito boa. Quando ouvirem, quero que foquem nos sons ao longo da música. Se eu tivesse que recomendar uma música minha, seria Love in Iceland.
Dona Coreia: Está trabalhando em algo novo neste momento?
March 12: É segredo. Tenho tido a oportunidade de conhecer os fãs brasileiros, criar amizades… e isso está despertando em mim um grande interesse pela cultura brasileira, pela música e pelos fãs de K-pop do Brasil. Tenho uma música chamada love in Iceland, que surgiu de uma inspiração profunda no país em que eu estava. Ultimamente, venho recebendo muita inspiração do Brasil… Quem sabe, ao ir ao Brasil para um show, não nasça algo como Love in Iceland, mas com a alma brasileira?
Dona Coreia: Qual conselho você daria para quem está começando na música?
March 12: Quando comecei a fazer música, eu não sabia nada sobre música. Estava seguindo outro caminho — estudava estatística. Se alguém deseja fazer música, apenas faça. Sinta a vibe, seus próprios sentimentos e emoções. Apenas tente. Escreva letras. Escute todos os estilos e músicas ao redor do mundo. Acredito que todos podem fazer música. Se você está procurando uma nova voz para adicionar à sua playlist, March 12 é a escolha perfeita. Com uma mistura única de emoção, linguagem e melodia, ele é mais que um cantor, é uma experiência musical.
Um talento que também brilha nos campos
Além da música, March também é apaixonado por futebol! O cantor revelou que joga pelo menos duas vezes por semana e tem dois ídolos muito especiais: Ronaldo e Neymar. Imagina só esse talento nos palcos e nos campos? March já conquistou o coração dos brasileiros e agora tá quase convocado pra seleção do nosso carinho.
March sonha com o dia em que poderá conhecer o Brasil — não só para se apresentar, mas para viver a experiência por completo.
March 12: Quero muito ir ao Brasil para conhecer e também para fazer show. Quero viver intensamente todas as partes: os lugares para visitar, a culinária… e a música, é claro.
E sim, ele já deu um spoiler sobre como a cultura brasileira está tocando seu coração: March fez um cover da música Cantada Boba, da dupla Jorge & Mateus!
Matéria por: Thais Yohanna.
Revisão por: Nathália Guimarães