Luzes da Coreia: evento traz lanternas coreanas a Brasília até abril
- Nathália Guimarães
- 10 de mar.
- 2 min de leitura
Exposição está aberta para visitação no Pátio Brasil Shopping
Até 24 de abril, Brasília é iluminada pelo evento Luzes da Coreia: Festival de Lanternas Coreanas. A exposição ocupa o 1º piso do Pátio Brasil Shopping e reúne mais de 1.200 lanternas feitas de seda Jinju, criando um cenário que celebra a tradição da Coreia do Sul.

A curadora da exposição, Ana Claudia Guimarães, relembra que o festival começou no Centro Cultural Coreano, em São Paulo. Após isso, foi para o Rio de Janeiro, no Museu de Arte Contemporânea de Niterói e na Casa G20, em Ipanema.
“Por todos os lugares onde essa exposição passou, foi um recorde de público. Eu tenho certeza que em Brasília não vai ser diferente. As lanternas representam luta, homenagem e esperança. Elas são feitas com uma seda especial da cidade de Jinju e sempre estiveram presentes em festivais e celebrações”, destaca a curadora.
O evento está aberto de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h. Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla e custam a partir de R$ 8.
Recepção do público
A influenciadora Keli Freire, moradora do Riacho Fundo I e trabalha com consultoria de imagem e moda inspirada em K-dramas. Ela explica que queria visitar a exposição em São Paulo, mas não conseguiu. Por isso, ver de perto em Brasília foi uma experiência ainda mais “especial”.
“Eu estava ansiosa para ver a exposição de perto. Achei incrível, porque não são só as lanternas, tem outros elementos culturais que valem muito a pena, como os hanboks (vestimenta tradicional coreana). Estou apaixonada!”
Vinícius Siqueira, de 22 anos, morador de Ceilândia, é apaixonado pela cultura asiática e consome diversos conteúdos da Coreia do Sul, como BLs e manhwas. Ele relembra que conheceu a exposição por meio de anúncios no Instagram e decidiu pesquisar mais antes de visitar.

"Queria ver melhor como era o espaço, os valores e se valeria a pena de acordo com os vídeos. Aqui em Brasília têm acontecido muitos eventos asiáticos, e estou tentando ir mais, conhecer melhor a cultura de perto e encontrar pessoas que compartilham dos mesmos interesses que eu", explica.
Sobre a exposição, Vinícius destaca o impacto visual e a experiência cultural. "Pelos vídeos, achei o espaço lindo. Poder vestir roupas típicas e ver as lanternas de perto é incrível", afirma. Para ele, o crescimento de eventos asiáticos no estado é positivo.
Por Nathália Guimarães
Revisado por Yulle Santos